Como é um exame de tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada é um exame que adquire imagens em três dimensões a partir de um tubo de raio-X que gira rapidamente ao redor do paciente (cerca de 3 rotações por segundo!). A aquisição é muito rápida, normalmente durando apenas alguns segundos e o paciente fica deitado numa mesa sob um arco. O arco da tomografia é relativamente curto e não um tubo como a ressonância magnética .

O exame de tomografia pode ser feito com ou sem contraste e gera centenas de imagens, tendo que ser analisadas por um radiologista treinado em estação de trabalho computadorizada para poder avaliar toda esta grande quantidade de informações. Por ser gerado por raio-X, o exame aplica uma pequena dose de radiação no paciente, algo controlado e dentro das normas internacionais que regulam este tipo de exame.

Os tomógrafos de última geração são chamados de multi-detectores ou multi-fileiras pois não adquirem apenas um corte por rotação mas 16, 64, 128 ou até 640 numa única volta ao redor do paciente. Estes tomógrafos revolucionaram o método nos últimos anos ao permitir uma aquisição de muito mais informação em muito menos tempo. A Radiologia Clinica de Campinas trabalha com tomógrafos que adquirem cerca de 1800 imagens por segundo e conseguem muitas vezes fazer uma avaliação cardíaca completa em apenas um batimento cardíaco!

Dr. Juliano de Lara Fernandes – CRM 94.129

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>