Prevenção contra o Câncer de Mama

No Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, excluindo-se os tumores de pele não melanoma. Foram estimados cerca de 61,61 casos para 100 mil no período de 2020/2022.

A redução de risco com hábitos de vida saudáveis e diagnóstico precoce da doença seguem sendo os principais fatores para reduzir a mortalidade.
Hábitos importantes a serem seguidos que podem reduzir o risco de desenvolver a doença segundo o INCA:
- prática de atividades físicas regulares
- não fumar
- alimentar-se de forma saudável
- evitar sobrepeso e obesidade
- evitar bebida alcoólica em excesso/ alcoolismo
- evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses e de maneira errônea
- auto exame das mamas

Os riscos para o câncer de mama aumentam em mulheres acima dos 50 anos, idade da primeira menstruação precoce e menopausa tardia, primeira gravidez tardia, não ter tido filhos, antecedentes familiares para câncer de mama, fatores genéticos, passado de radiação ionizante/ radioterapia no tórax, obesidade e tabagismo.
Diagnóstico precoce com exames de imagem, principalmente Mamografia deve ser realizada anualmente segundo a Sociedade Brasileira de Radiologia e a Femana, a partir dos 40 anos. Exames de imagem que também auxiliam no diagnóstico precoce são a Ultrassonografia mamária, Ressonância Magnética mamária e Tomossintese mamária.

O diagnóstico precoce do câncer de mama possibilita que a chance de cura seja de muito maior, chegando a 95%. Por isso é importante que as mulheres conheçam seu corpo com autoexame das mamas.

A RCC oferece exames para diagnósticos precoce do câncer de mama com muita qualidade, precisão, conforto e rapidez; Mamografia Digital de Campo Total, Tomossintese mamária (mamografia 3D), ultrassonografia mamária, Ressonância Magnética Mamária, biópsias guiadas.

Agende seu exame conosco.

#cancerdemama #prevencao #campinas #rcc #autoexame #diagnostico #mulher #saude #cancer #brasil