Lavar as mãos. Hábito que previne doenças.

jpegLavar as mãos sempre foi considerado importante no quesito higiene, ainda mais agora em dias de pandemia, nos quais precisamos mais do que nunca proteger a nós e aqueles que amamos. Esse hábito, muito além de manter o corpo limpo, é importante para evitar doenças e até salvar vidas.

As mãos, por normalmente estarem desnudas, são de longe a parte do nosso corpo que mais tem contato externo, seja com um corrimão, caneta, caixa eletrônico, maçaneta ou outra pessoa, num aperto de mão. Por conta disso, uma grande quantidade de microrganismos entra em contato com nosso corpo diariamente. É exatamente por isso que é tão importante mantê-las sempre limpas.

O ideal é que a higienização das mãos seja feita com água e sabão, mas em situações em que isso não for possível, indica-se a utilização de produtos antissépticos, como o álcool 70% - de preferência, em gel.

Você sempre deve lavar as mãos:
- antes e depois de usar o banheiro
- antes e depois de comer
- depois de tossir ou espirrar
- depois de manusear o lixo
- depois de manusear dinheiro
- depois de visitar um espaço público ou tocar em superfícies fora de casa
- antes, durante e depois de uma visita a uma pessoa enferma
- quando sentir ou perceber que suas mãos estão sujas

Uma curiosidade: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças como a diarreia teriam uma redução de até 40% se todas as pessoas lavassem as mãos da forma adequada.

Lavar as mãos: um hábito simples, mas que evita a propagação de doenças e salva vidas.
Compartilhe: