Adenoma pleomórfico de glândula salivar

O adenoma pleomórfico é uma neoplasia benigna que comumente surgem das glândulas salivares menores. Pode ser difícil distinguir-se do adenocarcinoma polimorfo de baixo grau, que é uma neoplasia glandular maligna encontrada em regiões das glândulas salivares menores. Estas áreas incluem os palatos duros, moles e a mucosa bucal. Ambos apresentam crescimento lento e podem estar clinicamente presentes anos antes do diagnóstico. O adenocarcinoma polimorfo de baixo grau, apresenta contornos muito bem definido, mas microscopicamente mostram áreas de infiltração em estruturas perineurais e vasculares. O adenoma pleomórfico pode apresentar margens histológicas irregulares, mas não apresenta invasão das estruturas adjacentes. 

Tratamento:
Retirada cirúrgica: no caso do adenocarcinoma polimorfo de baixo grau, cerca de 9%, apresentam metástases linfonodais regionais. O acompanhamento do adenocarcinoma é necessário por cerca de 5 anos. O prognóstico é muito bom após ampla ressecção local.

Radiologia:
As características radiológica do adenocarcinoma polimórfico de baixo grau são idênticas àquelas dos adenomas pleomórficos, já que a extensão da invasão é identificado apenas microscopicamente. Os tumores surgem no palato cerca de 50% das vezes. Metástases linfonodais regionais ocorrem em cerca de 9% dos casos em adenocarcinoma polimorfo de baixo grau. As lesões são bem regulares e com alto sinal nas imagens ponderadas em T2 na ressonância magnética. Apresentam realce difuso após a injeção do contraste. Adenomas mistos benignos devem apresentar contato com a glândula parótida. Os tumores da glândula salivar representam cerca de 40 a 50% das massas do espaço parafaríngeo, fazendo diagnóstico diferencial com tumores neurogênicos em 17-25% e paragangliomas em 10-15% dos casos.

Atenção:
- O aparecimento de adenoma pleomórfico da glândula salivar pode ser idêntico ao do adenocarcinoma polimorfo de baixo grau.
- O prognóstico para ambos é muito bom, no entanto,  imagem ajuda a determinar a extensão da lesão e a diferenciá-la de cistos ou linfonodos aumentados.

Referências bibliográfica:
1. Dahnert W. Radiology Review Manual. Philadelphia: Williams and Wilkins. 1993.
2. Vincent SD et al. Clinical and therapeutic features of polymorphous low-grade adenocarcinoma. Oral Surg Oral Med Oral Pathol 77:41-47 (1994).
 
Compartilhe:
Conteúdo Relacionado: radiologia