Mamografia dói?

A mamografia pode ser desconfortável e até causar dor para algumas mulheres, pois para a realização do exame, a mama é comprimida e mulheres com maior sensibilidade mamária correm o risco de ter algum desconforto, contudo é rápido e passageiro, nos equipamentos digitais atuais, serão apenas 3 a 5 segundos de compressão mamária, muito melhor que antigamente.

Porém, é importante lembrar que, apesar do desconforto na mamografia, as mulheres não devem deixar de fazer esse exame, pois quanto mais precoce o diagnóstico de qualquer alteração, maiores as chances de cura para o câncer de mama.

O que fazer para evitar desconforto na realização da mamografia?
- Faça o exame logo após o período menstrual.
- Tente relaxar durante o exame. Quanto menos tensa, menos chances de sentir desconforto.
- Você irá responder um questionário, se tiver alguma queixa das mamas, por exemplo dor, sensação nódulo, vermelhidão não se esqueça de falar.
- Siga as orientações da técnica em radiologia que irá realizar sua mamografia
- Se você tem implantes de silicone, lembre-se de informar o profissional que irá realizar o seu exame, serão feitas imagens a mais.

Não se esqueça de trazer mamografias e laudos anteriores mesmo que de outro serviço, será fundamental na elaboração do seu resultado pelo médico especializado que irá avaliar seu exame.

A RCC – Radiologia Clínica de Campinas – realiza exames de mamografia com equipamentos digitais de última geração e profissionais altamente qualificados.

Você pode agendar seu exame conosco via WhatsApp ou por telefone.
Compartilhe: