O tempo seco e as alergias

Para nós da região sudeste do Brasil, as estações de outono e inverno são as mais secas do ano e, muito mais do que uma variação do tempo, esse período em que a umidade do ar está baixa faz com que os casos de alergias e doenças respiratórias aumentem bastante.
O ar seco e frio contribui para o ressecamento das mucosas das vias aéreas o que abre as portas para microrganismos, bactérias e vírus que podem causar irritações, inflamações, alergias e diversas doenças respiratórias.
Por esses motivos é muito importante tomar uma série de cuidados nessa época do ano.

- mantenha-se hidratado
Não tome água somente quando sentir sede. Durante o dia, tome água, sucos e dê preferência para alimentos ricos em água, como saladas e frutas.
- exercícios físicos ao ar livre
Evite os horários mais quentes do dia, onde a umidade relativa do ar é mais baixa. Dê preferência para o início da manhã.
- ambiente sempre limpo
Livre-se da poeira. O pó é um dos principais causador de alergias, pois ele carrega uma série de microrganismos que são prejudiciais à saúde.
- umidificador de ar
Mesmo com o ambiente limpo, o ar seco ainda continua agindo nas vias respiratórias, portanto nos dias mais secos, lance mão de um umidificador de ar para aumentar a umidade do ar no seu ambiente, seja casa ou trabalho.
- tapetes, carpetes e estofados
Esses lugares são os preferidos dos ácaros – principais agentes nas alergias - e portanto é necessário fazer uma higienização frequente.

#dicas #saude #inverno #rcc #campinas
Compartilhe:
Conteúdo Relacionado: saúde inverno