A diferença entre Tomografia e Ressonância Magnética

jpgExames de imagens bastante comuns hoje em dia, tanto a Ressonância Magnética como a Tomografia Computadorizada, geram imagens em alta resolução do corpo humano. Nos dois casos, as imagens permitem a avaliação de órgãos internos. Porém, cada um utiliza uma tecnologia diferente, e dependendo da região do corpo ou a doença a ser investigada, os médicos podem solicitar um ou outro exame.

O aparelho de Tomografia capta imagens de órgãos internos e articulações utilizando radiação ionizante (semelhante à do Raio-X). Sua realização normalmente só leva alguns minutos. Além disso, o paciente não precisa ficar imóvel por muito tempo e, como o aparelho é aberto, há importante redução de efeitos claustrofóbicos. Este procedimento também não apresenta risco para pacientes com dispositivos médicos implantáveis.

Já a Ressonância Magnética emite ondas de rádio e um campo magnético de alta potência para gerar as imagens. Sua realização é um pouco mais demorada, e pode levar de 15 minutos em casos simples até mais de uma hora em casos mais complexos. Por outro lado, a ressonância magnética não utiliza radiação e permite diferenciarem-se mais facilmente os tecidos moles, gordura e sangue.

Os equipamentos utilizados pela RCC – Radiologia Clínica de Campinas – são de alta tecnologia e permitem ajustes para que cada exame utilize a quantidade mínima possível de radiação.

Agende seu exame conosco, com qualidade e total segurança.
Compartilhe: