Cardiologia e Hematologia Brasileira Premiada em Abu Dhabi

Durante o TIF 2013 World Congress que ocorreu entre os dias 20-23 de outubro de 2013 em Abu Dhabi nos Emirados Arabes, a cardiologia e hematologia brasileira foram premiadas com o Premio Sultan Bin Khalifa International Scholarship for Translational Research recebido pelo Dr Juliano de Lara Fernandes do Instituto de Ensino e Pesquisa Jose Michel Kalaf em Campinas que representou o grupo de pesquisa.

A premiação foi criada para reconhecer instituições e grupos que mais contribuíram para o estudo da talassemia nos últimos dois anos. O trabalho apresentado pelo grupo brasileiro conta com a participação de pesquisadores da Unicamp, Centro Infantil Boldrini e Centro de Hematologia de São Paulo e busca aprimorar o diagnostico da cardiomiopatia por sobrecarga de ferro e sua prevenção através de novos medicamentos. O estudo faz parte de uma linha de pesquisa com diversos projetos financiados pela FAPESP e envolve líderes na área no Brasil como a Dra Sara Saad, Dra Monica Verissimo e Dra Sandra Loggetto, contando com o suporte da Associação Brasileira de Talassemia que representa os pacientes no país.

O premio foi dado a apenas 6 instituições/pesquisadores internacionais e foi julgado por um comitê cientifico internacional extremamente seleto, demonstrando que a qualidade da pesquisa realizada no país encontra-se em par com os demais centros mundiais. A cardiomiopatia siderótica representava até a alguns anos a principal causa de mortalidade da doença no país mas graças a esforços multidisciplinares como este a incidência desta cardiomiopatia caiu significativamente a ponto de atualmente o Brasil estar figurado entre os países onde esta complicação é de menor frequência.

Maiores informações podem ser encontradas no site do premio www.sita.ae
Compartilhe: