Print

Dúvidas sobre Ressonância Magnética? A equipe da RCC esclarece

Aos pacientes da Radiologia Clínica de Campinas (RCC) que possuem dúvidas antes de realizarem exame de Ressonância Magnética preparamos um guia de perguntas e respostas.

Pergunta: O que devo levar para fazer o exame?

Resposta: Leve sempre o pedido do médico ou a guia de convênio devidamente autorizada. Lembre-se de trazer exames anteriores já feitos da região a ser examinada. Vale lembrar que objetos como brincos, colares e anéis podem ser deixados em casa.

Pergunta: Existe algum paciente que não pode realizar esse exame?

Resposta: Sim. Pacientes portadores de marca-passo ou com próteses auriculares ou com injetores automáticos de insulina não podem realizar este exame.

Pergunta: Para fazer a Ressonância Magnética, preciso estar em jejum de quantas horas?

Resposta: Para todos os tipos de Ressonância Magnética, é desejável que o paciente esteja em torno de três horas sem ingerir alimentos ou líquidos antes do exame. Para o exame de Colangioressonância, realizado apenas na RCC 1, o jejum deve ser de no mínimo oito horas.

Pergunta: Preciso chegar com antecedência?

Resposta: O paciente deve agendar previamente e comparecer na RCC com hora marcada. Também precisa comparecer com 30 minutos de antecedência do horário marcado, já que é necessário o preenchimento de um questionário previamente à realização do exame.

Pergunta: Os pacientes que necessitarem de sedação também realizam o exame na RCC?

Resposta: Não realizamos exames com sedação ou com anestesia geral. Os pacientes muito ansiosos podem tomar um calmante, recomendado pelo seu médico, antes da realização do exame. Todos os aparelhos de Ressonância Magnética da RCC são modernos, de última geração e têm grande abertura de magneto, os exames são feitos em tempo curto e com alta definição de imagens. Disponibilizamos também aparelho de Ressonância de Campo Totalmente Aberto na RCC 2.

Caso tenha mais dúvidas, veja nosso video em www.radiologiaclinicadecampinas.com.br. Além disso, nossa equipe também pode apresentar informes complementares.

 

Leave a Reply